Fundada em 01 de agosto de 2006, a Urubuzada vem se notabilizando pelos belos espetáculos que proporciona com seus mosaicos, sempre surpreendentes, nas arquibancadas amarela do lado esquerdo das cabines de rádio. De acordo com o site da torcida, ela surgiu com uma única finalidade: "incentivar e estar com o Flamengo em todos os cantos do país e do mundo, rompendo fronteiras. Não apenas no futebol, mas também nas mais diversas práticas esportivas: futsal, basquete, natação, ou qualquer outro esporte que envolva o Flamengo".
A torcida teve origem com um grupo de amigos provenientes de outra grande torcida organizada. Eles se uniram com o intuito de fundar um novo conceito de torcida e passaram a se reunir no setor 40 da arquibancada do Maracanã. No início, a torcida chamava-se "Setor 40". Com o crescimento do movimento veio a ideia de fundar a Urubuzada. "Nosso pensamento", diz a torcida em seu site oficial, "é fazer de cada jogo uma verdadeira festa, sem violência, com o objetivo de atrair aqueles que apenas querem torcer, seja homem, mulher, criança ou adulto, e fazer com que a paz volte a reinar nos estádios".
A camisa da Urubuzada é inspirada no modelo usado na final do Mundial Interclubes em 1981. Sua faixa hoje tem 30 metros de extensão. A primeira bandeira confeccionada levava o nome de "Libertadores", em menção à participação do Flamengo na competição de 2007. "Outra prioridade é incentivar sempre o Flamengo, aplaudindo os atuais jogadores, e ademais lembrar daqueles que o tornaram grande, como Zico e Júnior. Sem esquecer das glórias conquistadas ao longo dos anos, tendo como exemplo a Libertadores, o Mundial e Campeonatos Brasileiros estampados nas bandeiras, que causam admiração e impõem respeito, quando desfraldadas e tremuladas", diz a torcida em seu site oficial